1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como fazer as Rosas-do-Deserto florirem

As rosas-do-deserto são flores que se mantém lindas o ano inteiro, mas dependendo do local onde você vive, elas podem entrar em período de dormência no inverno. Isso pode ser corrigido e você pode continuar tendo lindas flores até mesmo nas baixas temperaturas, mas para isso é preciso seguir algumas dicas e técnicas.

É importante que antes mesmo de plantar uma semente você busque saber mais sobre a planta que está adquirindo, seu clima típico, como ela deve ser cuidada e outros detalhes, para que assim possa fazer tudo corretamente. Se você mora em uma região de clima temperado, é comum que as folhas da rosa-do-deserto caiam no inverno. Com as dicas que daremos a seguir, você poderá corrigir esse problema.

Como incentivar a floração

A floração das rosas-do-deserto pode ser incentivada nas baixas temperaturas, por meio de duas técnicas, sendo elas a poda drástica e/ou a adubação.

Rosas-do-Deserto

Rosas-do-Deserto. Imagem:divulgação

Em cada uma das técnicas você deve seguir algumas dicas e instruções para que tudo saia perfeitamente bem e para que sua planta volte a florescer o ano inteiro. Você pode escolher somente uma das técnicas ou aplicar as duas, de acordo como a planta for respondendo aos seus cuidados.

Dicas para fazer podas drásticas

Fazer uma poda drástica é a técnica essencial se você deseja que sua planta floresça o ano inteiro. Com essa poda você irá remover todas as folhas e galhos que estejam a 15 centímetros do caudex. O ato de remover as folhas passará à planta a mensagem de que ela precisará efetuar novas brotações para que assim tenha novas folhas e possa respirar.

Com essa poda você ainda poderá dar formato para sua planta, deixando-a mais arredondada, achatada ou com extratos, da forma como preferir. Após a poda, você verá novas brotações, seguidos dos novos botões de flores. Para fazer a poda você deve usar uma tesoura ou uma faca bem afiada, lembre-se também de esterilizar a cada planta que você for podar. Após efetuar os cortes, passe um pouco de canela em pó no local, pois ela tem a função de um fungicida natural. Seguindo os devidos cuidados, sua poda terá sucesso e as flores nascerão novamente.

Dicas para fazer a adubação da sua planta

A adubação é outra técnica muito usada também para incentivar a floração das plantas. Isso porque ao efetuar a adubação, você estará entregando à sua planta todos os nutrientes que ela precisa para viver e florir, como potássio, cálcio e fósforo. O nitrogênio também é fornecido à planta, mas em menor quantidade, pois ele pode tornar a planta alta demais.

Rosas-do-Deserto

Rosas-do-Deserto. Imagem:divulgação

Você deve dar preferência a adubos orgânicos e naturais que possuam os nutrientes mencionados. Os especialistas na área indicam preparar adubos com cascas de bananas, farinha de casca de ovos e outros ingredientes, muitos dos quais você encontra a receita na internet. O adubo também deve conter um composto orgânico.

Adubação da planta

As adubações devem ser feitas somente quando o substrato estiver seco. Após cada adubação você deve fazer uma rega sem muitos excessos, pois a rosa-do-deserto não suporta o excesso de água. Sempre veja como está o substrato antes de fazer qualquer adubação e não esqueça da rega, ela é fundamental quando feita na medida certa.

Seguindo todas essas dicas e instruções você conseguirá ter uma planta maravilhosa, linda e que floresce o ano inteiro, independentemente da temperatura. Se você ainda tiver dúvidas, a recomendação é entrar em contato com alguma empresa que vende plantas ou ainda com um profissional na área, ele saberá tirar todas suas dúvidas e ainda dará instruções extras para sua planta.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)