1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como usar o FGTS para Financiar um Apartamento

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) representa um dinheiro a mais para quem está querendo financiar um apartamento. Uma das maneiras de utilizá-lo é a concessão como entrada: se o apartamento tem custo de R$ 400.000,00 e o valor do FGTS é de R$ 40.000,00, pode-se dá-lo todo como entrada e os 90% restantes ficam como mensalidades.

Um dos motivos mais expressivos para que se utilize esse benefício no financiamento é que ele torna as mensalidades menores, além de trazer credibilidade com a Econômica Federal. Quando se tem um valor para apresentar como entrada, o crédito do financiamento costuma ser aceito mais rápido e o quadro é ainda melhor no caso desse fundo de garantia ser alto.

Quem são as pessoas que podem usar o FGTS?

Não são todas as pessoas que financiam apartamentos que podem solicitar o fundo de garantia, mas apenas aquelas que tiveram Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A porcentagem para o recolhimento desse benefício trabalhista é de 8% a cada mês sendo baseada no salário: por isso, quem está trabalhando há pouco tempo não terão um valor tão expressivo de FGTS para utilizar. Veja: documentos necessários para sacar o seu FGTS

Como usar o FGTS para Financiar um Apartamento

Como usar o FGTS para Financiar um Apartamento. Imagem:diuvlgação

Não é apenas para a entrada que esse benefício trabalhista serve: pode-se utilizá-lo para deixar as parcelas menos caras também. Todavia, esse recurso só serve se o tipo de financiamento for o Sistema Brasileiro de Habitação: muitas vezes, os cidadãos conseguem que as mensalidades sejam abatidas em 80%.

Além de a pessoa precisar ter registro de certo tempo na CTPS, é preciso que o local que a pessoa deseja comprar seja na mesma cidade na qual ela trabalha. Também não se pode ter outra propriedade naquela mesma região.
É importante dizer que a pessoa que tem o nome sujo ou qualquer outra dívida não fica impedida de retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No entanto, o problema possível é com o financiamento: o banco tende a não querer financiar porque essa pessoa não possuirá credibilidade, independentemente de ter o fundo de garantia ou não.

A pessoa pode utilizar FGTS mais de uma vez?

O indivíduo que fez o financiamento há anos, terminando o seu pagamento ou não, pode fazer outro financiamento depois e utilizar de novo o seu FGTS: desde que ele já tenha juntado certa renda. O que ocorre é que, se a pessoa segue trabalhando depois de usar o benefício pela primeira vez, o seu empregador continuará descontando esses 8%, ou seja, um novo fundo vai ser criado.

Como usar o FGTS para Financiar um Apartamento

Como usar o FGTS para Financiar um Apartamento. Imagem:divulgação

Como se faz a requisição do FGTS para financiamento de apartamento?

Procurando a Caixa Econômica Federal e tendo certeza de que o fundo de garantia está suficiente, é necessário passar aos funcionários certa documentação, como extrato de uma conta que esteja ligada ao FGTS, além de Declaração de Imposto de Renda e ainda de carteira de trabalho. A agência da Caixa realizará a análise e, depois, vai comunicar se o fundo de garantia foi permitido.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)