1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.906.970 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Comprar ou alugar casa, qual compensa mais em 2018?

Sair do aluguel é um dos sonhos de grande parte da população brasileiras, mas será que vale a pena? Ter uma casa própria gera muitas despesas, embora traga outros tantos benefícios. Aqui vamos debater qual é a melhor opção para fazer em 2017.

Por que comprar uma casa?

Os valores das parcelas de uma casa são semelhantes ao que uma pessoa paga de aluguel, dessa forma vale a pena investir na compra de uma casa própria.

inscricoes-minha-casa-minha-vida

Comprar ou alugar casa, qual compensa mais em 2017? Imagem:divulgação

O aluguel é infinito, todos os meses deve pagar, já os financiamentos, embora longos, um dia acabam. Quando mora na própria casa é possível fazer reformas com mais facilidade, não se incomoda com um dono, e sabe que tem um bem em seu nome. Com as condições atuais de financiamento, fica fácil comprar uma casa.

Por que alugar uma casa?

O aluguel é ideal para as pessoas que ainda não estão com a vida consolidada. Para quem pretende mudar de cidade ou necessita disso. Algumas casas já são alugadas com móveis, diminuindo os gastos do inquilino. Normalmente um morador de aluguel não se preocupa com impostos e com a conservação do local.

Acesse e saiba mais informações: Simulador Minha Casa Minha Vida

Dificuldades para comprar uma casa

Uma casa custa caro, e poucas famílias tem a condição de comprar à vista. Essa dificuldade leva a maioria a desistir dos financiamentos, ou mesmo de guardar dinheiro para ir fazendo aos poucos. Hoje em dia existem diversos programas para facilitar esta aquisição. Com bom planejamento, e alguns anos guardando dinheiro, é possível adquirir uma boa residência.

Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal criado em 2009, que já beneficiou milhões de famílias. O sistema conta com juros baixos, e oferece opções em milhares de cidades brasileiras. A grande vantagem desse programa são os baixos juros, que variam de acordo com a renda familiar.

minha casa minha vida

Minha Casa Minha Vida. Imagem:divulgação

Outro ponto positivo do programa é o tempo para realizar o pagamento, que pode ser feito em até 30 anos. O dinheiro é entregue diretamente para os vendedores, diminuindo as possibilidades de irregularidade.

Feirão Caixa da Casa Própria

Todos os anos a Caixa Econômica Federal realiza o Feirão Caixa da Casa Própria, que acontece nas grandes capitais e principais cidades do Brasil. São oferecidos imóveis novos, na planta ou usados. Os financiamentos podem ser feitos através do Minha Casa Minha Vida, mas a grande vantagem é que a cada ano um bônus diferente é disponibilizado no evento. Esse Feirão costuma negociar mais de 10 mil imóveis em um fim de semana, dependendo a cidade onde ocorre.

Acesse e saiba mais informações: Minha Casa Minha Vida 2017 Cadastro e Inscrição

Casa própria ou aluguel?

Ambos têm as suas vantagens e desvantagens. A casa própria é ideal para quem possui uma família estruturada, e possui condições de pagar as parcelas regularmente, além de manter o imóvel em boas condições. Já o aluguel serve mais para os casais sem filhos, ou para solteiros, pois se algo der errado, em pouco tempo pode realizar uma mudança. Antes de comprar uma casa, é necessário ter planejamento, e principalmente certeza de que o negócio vai dar certo.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)